quarta-feira, 12 de março de 2008

Comentário do Artigo de Alexandre Monteiro de Menezes

O artigo de Alexandre de Menezes analisa e discute a informatização no curso de Arquitetura. O uso do computador difundiu-se de tal maneira que todas as áreas passaram a incorporá-lo de alguma forma, o que não foi diferente na área de Arquitetura e Urbanismo. A computação gráfica cada vez mais é utilizada como recurso para auxiliar no desenvolvimento de projetos, já que além da visão tridimensional, economiza o tempo perdido ao desenhar e aumenta o tempo disponível para pensar no que está sendo criado, o que torna sem dúvidas, a integração entre o trabalho do arquiteto e o computador algo muito vantajoso.
A integração do computador deve ser feita desde a graduação, na qual o aluno pode a partir do início do curso aprender a lidar com essa tecnologia, descobrindo todas as suas vantagens e desenvolvendo a principal parte no desenvolvimento de projetos, que é sua capacidade criativa, que ultrapassa utilizar os softwares apenas como algo para representação gráfica.
O ensino isolado de matérias de representação gráfica que são realizados nas pranchas se torna sem sentido devido aos novos recursos computacionais, mostrando ser muito mais interessante a criação de uma disciplina que integre esses dois conhecimentos no sentido de que um complete o outro. No entanto, para que a informática possa ser incluída nas escolas de arquitetura, é necessária a contratação de professores formados nessa área, que são poucos, além de ser um material muito caro; esses e alguns outros pequenos problemas acabam dificultando a entrada na era digital do curso.


( O Ensino de Desenho nas Escolas de Arquitetura e a Influência da Informática, Alexandre Monteiro de Menezes)

Um comentário:

Gazzinelli disse...

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=45567724

comunidade da nossa turma no orkut,
o nome eh esse pra evitar veteranos enxeridos...
abraço